29 janeiro 2010

Shabat Shirá

Este shabat é chamado de “shabat shirá”, pois nesta semana a Torá nos relata como Hashem abriu o mar deixando nosso povo passar e afogou seus perseguidores, vendo isto Moshé Rabenu e o povo entoaram uma canção de louvor, o famoso trecho da Torá que também é recitado em nossa orações diárias o “az yashir Moshé” etc..

O Rebe Anterior certa vez contou o seguinte episódio sobre o santo Maharal de Praga, ancestral do Alter Rebe:

Era costume do Maharal instruir os mestres dos chadarim, durante a semana de Parashat Beshalach, para reuinir as crianças no pátio da sinagoga no shabat e narrar a história de kriat yam suf ( a travessia do mar vermelho). O ponto alto deste encontro era contar às crianças como os pássaros se juntaram a Moshé Rabenu e a todo o povo de Israel, homens, mulheres, crianças e até bebês, no Cântico do Mar; e como, durante a travessia, entre os muros de água "da direita e da esquerda", as crianças colheram frutos e sementes dos arbustos que milagrosamente brotavam dessas paredes, com os quais alimentaram os pássaros que cantavam alegremente enquanto sobrevoavam.
O Maharal ainda orientou os professores para providenciar kasha (trigo sarraceno) para que as crianças também pudessem alimentar os pássaros, como lembrança à travessia do mar.

Esse feliz episódio terminou com a saída do Maharal da sinagoga para o pátio, onde ele abençoava todas as crianças.

Por este motivo, neste shabat, costumamos colocar comida para os pássaros.
Também é costume comer kasha neste shabat.

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL DE ISRAEL E DO MUNDO JUDAICO