13 agosto 2009

24 de Menache-Av

Yortsait do R. Moishe Maizlish, falecido no ano 5609.

R. Moishe era chossid do Alter Rebe. Durante a guerra entre Rússia e França, R. Moishe, por ordem do Alter Rebe, se infiltrou nas fileiras francesas, trabalhando como tradutor, pois era fluente em russo, polonês e frances, mas sua missão era espionar os franceses em prol da Rússia.

Certa vez, o alto comando frances preparava um ataque, na presença de R. Moishe. Enquanto os generais discutiam sobre o ataque, Napoleão chega de surpresa. Napoleão, apontando para R. Moishe, perguntou quem ele era. Os generais responderam que era o tradutor, e uma pessoa da maior confiança. Napoleão foi em direção a R. Moishe, e colocando sua mão sobre o coração de R. Moishe, disse: "você é um espião", imediatamente R. Moishe disse: "não, meu senhor, não sou espião", sentindo a calma da resposta, Napoleão se convenceu e a reunião continuou.

Anos depois, num farbrenguen, R. Moishe contou a história dizendo: "o que me salvou naquela hora foi o ensinamento do Alter Rebe no livro Tania, que o Alef da chassidut é usar nossa natureza para o trabalho divino, por exemplo: "teva she haoach shalit al halev", que o cérebro domina o coração.

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL DE ISRAEL E DO MUNDO JUDAICO