03 julho 2009

Yud Beit Tamuz

No verão de 5687 (1927), o Rebe Yossef Itchak Shneerson (o sexto Rebe) foi preso e colocado em confinamento solitário, na cela de número 160, da temida prisão Spalerno em Leningrado, onde foi torturado e apesar de tudo o Rebe permaneceu tranquilo e sereno.

Foi condenado à morte, mas a oportuna intervenção de estadistas estrangeiros salvou sua vida.

Em vez de ser executado, foi banido para Kostroma, nos Urais, por três anos, isto ocorreu no dia 3 de Tamuz do mesmo ano, (continua...)após dezenove dias de prisão, quando o Rebe foi chamado ao escritório da prisão e foi informado da mudança de sua pena.

No dia 12 de Tamuz, terça-feira, data de seu aniversário, o Rebe apresentou-se ao quartel geral da GPU (polícia secreta soviética), cumprindo sua apresentação semanal obrigatória. O funcionário local da GPU cumprimentou-o cordialmente e informou-o que estava livre: “Você esta liberado totalmente da necessidade de voltar a apresentar-se. Tenho ordens de deixá-lo em plena liberdade, e considero um privilégio pessoal de ser o primeiro a informá-lo sobre sua total anistia”.

Era um feriado em Kostroma e o escritório da GPU estava fechado, por isso o Rebe só recebeu o certificado de libertação no dia seguinte, 13 de Tamuz. No dia 14 de Tamuz, às nove horas, o Rebe deixou a cidade de Kostroma como um cidadão livre, chegando a Leningrado na sexta-feira, dia 16 de Tamuz.

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL DE ISRAEL E DO MUNDO JUDAICO