17 julho 2009

História Chassidica

Na cidade de Potchep distrito de Chenigov, vivia um chossid chamado Aharon Chazanov, um empresário muito rico que trabalhava na construção de estradas de ferro por toda a Rússia e Ucrânia.

Anualmente o Sr. Aharon Chazanov fazia um viagem a Lubavitch, levando consigo seu filho e seus dois genros. Durante sua estadia em Lubavitch, ele passava estudando no Beit Hamedrash, participando de Farbrenguens, aproveitando para absorver o máximo de chassidut possível. Também visitava os túmulos dos Rebeim, do Rebe Tsemach Tsedek e do Rebe Maharash. Na Yechidut com o Rebe Reshab ele contava de seus negócios, e o Rebe lhe aconselhava como deveria gerir seus negócios.

Os anos passaram e o Sr. Aharon Chazanov envelheceu e já não tinha forças para dirigir sua empresa. Seu filho e um de seus genros o Sr. Kisin, começaram a administrar com muito sucesso os negócios.

O ano de 5664 foi um ano de crise na Rússia, muitos empresários entraram em dificuldades financeiras, o mesmo aconteceu com os negócios da família Chazanov. Apesar de todos os esforços, a empresa da família Chazanov estava quase falindo.

Numa tarde estavam reunidos o Sr. Aharon Chazanov, seu genro o Sr. Kisin e o gerente da empresa o Sr. Bas para discutir como tirar a empresa da crise.

O gerente perguntou ao Sr. Aharon Chazanov:
“O que devemos fazer para sair da crise?”

O Sr. Aharon Chazanov respondeu:
“E não sei o que devemos fazer, porém devemos viajar a Lubavitch e pedir um conselho do Rebe.”

Quando foram recebidos pelo Rebe Reshab, o Sr. . Aharon Chazanov disse:
“Rebe nos ajude. Estamos com muitas dívidas e a empresa esta quase falida.”

O Rebe perguntou:
“Quanto vocês devem?”

O Sr. Aharon Chazanov respondeu:
“Com a venda de nossas propriedades nas cidades de Kiev e Charkov, poderemos pagar quarenta por cento de nossas dívidas!”

O Rebe perguntou:
“E o que vocês pretendem fazer?”

O Sr. Aharon Chazanov respondeu:
“Eu acho que devemos vender nossas propriedades e com o dinheiro pagar a nossos credores”

O genro e o gerente do Sr. Aharon Chazanov discordaram:
“Nós achamos que devemos pagar somente quinze por cento da dívida e com o restante do dinheiro devemos fazer novos investimentos.”

Naquele momento o Sr. Aharon Chazanov começou a chorar e disse:
“Rebe! Durante vinte anos fui um empresário de sucesso, e ajudei a muito judeus a ter seu sustento. Será que agora terei que perder tudo? Não sei se conseguirei aguentar!”

O Rebe Reshab esperou um pouco até o Sr. Aharon Chazanov se acalmar e disse:
“No jardim da cidade de Viena tem uma roda gigante. Quando ela começa a girar aqueles que estão em cima conseguem ver a paisagem maravilhosa da cidade, ela vai girando e as pessoas sobem e descem etc.
Nossos sábios dizem: há uma roda que gira no mundo, as pessoas sobem e descem, quando alguém está em cima, ou seja, possuindo muitos bens etc. se sente muito bem, sempre está rindo etc., ele está agindo tolamente! Por quê? Porque ele pode chegar a descer. Também aquele que perdeu seu dinheiro e chora, age tolamente, porque ele no final ele subirá!
Hashem ajudará.”

O Rebe Reshab continuou:
“Chegará o dia em que vocês subirão, Sr. Aharon, não se preocupe! Tenha fé em Hashem, e tudo se resolverá”.
“E vocês”, o Rebe se virou em direção do genro e gerente do Sr. Aharon Chazanov, “não desistam, e comecem a procurar como expandir os negócios, Hashem ajudará e vocês terão muito sucesso!”

Quando eles saíram deste encontro com Rebe o Sr. Aharon Chazanov disse:
“Depois desta bracha do Rebe certamente teremos sucesso nos negócios!”

Seguiram o conselho do Rebe e em pouco tempo os negócios da família Chazanov voltaram a prosperar.

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL DE ISRAEL E DO MUNDO JUDAICO