27 fevereiro 2009

Sipur Chassidi

O Rebe Tsemach Tsedek costumava receber os chassidim para yechidus aos domingos.

Numa sexta-feira, um grupo de chassidim ricos, chegou a Lubavitch.

Shabes após a tefila, estes chassidim sentaram juntos para o kidush de shabes, e depois de alguns copos de mashke, um deles se levantou e disse para seus amigos: ‘’Porque o Rebe precisa gastar seu precioso tempo com pessoas simples pedindo conselhos, chorando por que a vaca parou de dar leite, enfim, com toda sorte de pedidos materiais?’’

Espantados, seus amigos perguntaram: ‘’Será que você está pensando em mudar o seder do Rebe? Isto é impossível!’’

Calmamente aquele chossid respondeu: ’’D-us me livre, não estou pensando em mudar o seder do Rebe,mas nós iremos pedir ao Rebe que, ao invés de se preocupar com os assuntos matérias, para falar um maamar’’.

Seus amigos se entusiasmaram com a idéia.

No dia seguinte, no horário da yechidut, o grupo de chassidim chegou, pararam na porta do escritório do Rebe Tsemach Tsedek e começaram a cantar o nigun Dalet Bavot, o Rebe abriu a porta e disse: ‘’Sim’’.

O representante do grupo disse ao Rebe: ‘’Rebe, viemos aqui lhe pedir que ao invés de receber os chassidim e tratar de seus assuntos materias, nos fale um maamar’’.

O Rebe ficou muito sério, e após alguns momentos disse: ‘’Para falar um maamar, há uma condição’’.

Os chassidim perguntaram: ‘’E qual seria a condição?’’

O Rebe disse: ‘’Só poderá escutar o maamar aquele que não for da cidade de Lubavitch’’.

Os chassidim disseram: ‘’Nós concordamos’’.

O Rebe entrou em seu escritório, assim que a porta do escritório se fechou os chassidim começaram a expulsar todos os presentes, sendo a maioria pessoas humilde, abaixaram a cabeça e começaram a sair lentamente, porém um deles teve coragem e disse àqueles chassidim: ‘’Os senhores não têm respeito, nem compaixão, o Rebe nos encoraja com suas palavras, abençoa’’.

Porém antes de terminar sua frase ele foi interrompido pelos gritos dos chassidim: ‘’Vocês não escutaram? O Rebe não quer nenhum morador desta cidade presente, saiam imediatamente!’’.

Depois de tirar todos da sala, os chassidim voltaram à porta do escritório e cantaram os Nigun Dalet Bavot, o Rebe abriu a porta e eles disseram: ‘’Rebe, não mais ninguém de Lubavitch presente’’.
O Rebe então perguntou: ‘’Vocês têm certeza que não ficou ninguém de Lubavitch?

Eles responderam: ‘’Temos certeza Rebe’’.

Então o Rebe disse: ‘’Mas eu sou de Lubavitch’’, se virou e entrou de volta no escritório deixando aqueles chassidim sozinhos na sala.

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL DE ISRAEL E DO MUNDO JUDAICO