31 janeiro 2010

Mazal Tov

Mazal Tov,

Rogério e Márcia Calderon

pelo bar mitzvá de seu filho

Mendy

Chinuch - Volta as aulas

Mais um artigo interessante, vale a pena ler.


"Volta as aulas


Por Yaacov Lieder
Houve certa vez uma mãe que estava tentando acordar o filho. Ela disse a ele: "Acorde, meu filho – ou ficará atrasado para a escola!" O filho voltou-se para a mãe e, meio adormecido, respondeu: "Dê-me um bom motivo para eu acordar? Há 500 alunos na escola e todos me odeiam. Há três dezenas de professores que se ressentem pelo fato de eu ir à escola toda manhã."

"Vou lhe dar dois bons motivos" – disse a mãe. "Você tem 44 anos e é o diretor!"

As crianças, também, às vezes podem achar difícil ir para a escola. Procuram qualquer desculpa que exista na face da terra. Se não estivermos preparados ...."(continua... clique aqui)


para ler o texto na íntegra clique no link: chabad.org português

30 janeiro 2010

Dvar Malchut - PDF - Itro

Clique na imagem para baixar

Mazal Tov



Mendy e Chana Léa (Aboutbul) Nurkin

pelo nascimento de sua Rivka Beila

שתזכו לגדלה לתורה לחופה ולמעשים טובים

29 janeiro 2010

Tu (15) BiShvat

Amanhã shabat será Tu Bishvat, 15 de Shevat o dia que assinala o início de um "Ano Novo das Árvores."
Celebramos o dia de Tu Bishvat comendo várias espécies de frutas, algumas da nova estação. Especificamente é costume comer dos frutos pelos quais a Terra de Israel é enaltecida, "Os Sete Tipos"(duas espécies de grãos e cinco de frutas) que são destacados na Torá em seu louvor à fartura da Terra Santa, conforme mencionados no versículo da Torá: "Uma terra de trigo e cevada, uva, figo e romã; uma terra de azeitona e mel (de tâmaras)."

Este dia possui um significado especial, pois o ser humano é comparado à árvore, conforme escrito na Torá: "Pois o homem é como uma árvore no campo" (Devarim 20:19), e refletimos sobre as lições que podemos extrair de nossa análoga botânica.

Uma árvore brota a partir de uma semente; cresce, atinge a maturidade, dá frutos, e de suas sementes outras árvores crescem, frutificam-se, etc. Assim também é o ciclo da vida humana.

O embrião se desenvolve, nasce, cresce e amadurece e, com o passar dos anos, o ser humano se reproduz. Os frutos do judeu são Torá e mitsvot. Assim como árvores brotam a partir de uma semente, também se deve assegurar que mais judeus cresçam espiritualmente, gerando seus próprios frutos. Um judeu não pode se contentar apenas com sua colheita espiritual e sim, deve aproximar outros de sua herança.

A raiz simboliza a conexão com a fonte, nossa fé; o tronco representa a parte principal que sustenta e representa o estudo da Torá e o cumprimento das mitsvot e o fruto está ligado com o resultado: a meta atingida, nossa influência positiva e contínua na preservação de nossos valores. Devemos constantemente lembrar que acima da natureza encontra-se D'us "regando" seus filhos através do legado do estudo e prática da Torá, os verdadeiros recipientes de bênçãos para que possam crescer continuamente em todas as estações.


fonte: Chabad.org em português e www.chabad.org.br site do Beit Chabad Central

Shabat Shirá

Este shabat é chamado de “shabat shirá”, pois nesta semana a Torá nos relata como Hashem abriu o mar deixando nosso povo passar e afogou seus perseguidores, vendo isto Moshé Rabenu e o povo entoaram uma canção de louvor, o famoso trecho da Torá que também é recitado em nossa orações diárias o “az yashir Moshé” etc..

O Rebe Anterior certa vez contou o seguinte episódio sobre o santo Maharal de Praga, ancestral do Alter Rebe:

Era costume do Maharal instruir os mestres dos chadarim, durante a semana de Parashat Beshalach, para reuinir as crianças no pátio da sinagoga no shabat e narrar a história de kriat yam suf ( a travessia do mar vermelho). O ponto alto deste encontro era contar às crianças como os pássaros se juntaram a Moshé Rabenu e a todo o povo de Israel, homens, mulheres, crianças e até bebês, no Cântico do Mar; e como, durante a travessia, entre os muros de água "da direita e da esquerda", as crianças colheram frutos e sementes dos arbustos que milagrosamente brotavam dessas paredes, com os quais alimentaram os pássaros que cantavam alegremente enquanto sobrevoavam.
O Maharal ainda orientou os professores para providenciar kasha (trigo sarraceno) para que as crianças também pudessem alimentar os pássaros, como lembrança à travessia do mar.

Esse feliz episódio terminou com a saída do Maharal da sinagoga para o pátio, onde ele abençoava todas as crianças.

Por este motivo, neste shabat, costumamos colocar comida para os pássaros.
Também é costume comer kasha neste shabat.

28 janeiro 2010

Acontece



Hackers mulçumanos invadiram o site do Beit Chabad da cidade de Yehud, Israel.

Os hackers apagaram a foto do Rebe nessi doreinu, para colocar em seu lugar parágrafos do alcorão.

Já é o segundo ataque sofrido pelo site.

A equipe técnica do site já está trabalhando para recuperar os dados.

fonte: COLLive.com

27 janeiro 2010

Chabad.org em português

O site Chabad.org em potuguês está cada dia melhor, vale a pena visitá-lo clique na imagem abaixo para acessá-lo.

26 janeiro 2010

Tu Bishvat e Chinuch

Um belo artigo, vale a pena ler.


"Seu Filho, Sua Árvore


Por Eliezer Shemtov

Muito já foi escrito sobre como melhor educar um filho.

Que melhor fonte para procurar orientação nesse assunto que a Torá, cuja própria definição e propósito é "ensinamento". Vemos que a Torá compara o homem a "uma árvore no campo" (Devarim 20:19). Há muitos motivos dados para essa relação. Vamos explorar a conexão como um paradigma para a educação.

Educar um filho é semelhante a cultivar uma árvore. Em ambos os casos, o objetivo é fornecer-lhe aquilo que precisam para incentivar o potencial que possuem.

Quando se pára para pensar, uma criança precisa das mesmas coisas que a árvore precisa para crescer: Terra. Água. Sol. Ar.

Cada um ...."


para ler o texto na íntegra clique no link: chabad.org em português

Bati Legani

Em honra a data magna de Yud Shvat, 60 anos de liderança de nosso Rebe, estamos postando o áudio do primeiro maamar do Rebe, quando ele assumiu a liderança no dia Yud Shvat 5711 (1951).


NOTÍCIAS EM TEMPO REAL DE ISRAEL E DO MUNDO JUDAICO